Quais as vantagens e desvantagens da utilização do cabo HDMI

Quais as vantagens e desvantagens da utilização do cabo HDMI

Você se lembra dos cabos que usava para conectar o DVD player à TV? Você poderia ter usado cabos de áudio / vídeo composto ou cabos S-Video ou também cabos de vídeo componente para HDTV. Todos eles transportam sinais no formato analógico (no vídeo componente, os sinais são convertidos de digital em analógico para transmissão e reconvertidos em digital na extremidade de recepção).

HDMI é a interface totalmente digital onde os sinais são transportados em formato digital e, portanto, não há necessidade de conversão em nenhuma das extremidades. O cabo HDMI grande significa Interface Multimídia de Alta Definição. É uma interface de áudio e vídeo totalmente digital que transporta sinais em formato não compactado. Ele foi aceito pela indústria de eletrônicos de consumo / institucional, e o valor do cabo HDMI geralmente é bem acessível.

O cabo HDMI grande consiste em 19 fios separados que transportam vídeo, áudio e outras informações digitais de alta velocidade. Os dados de áudio e vídeo digital são codificados em três canais de cores e um canal de clock.

Tipos de cabos HDMI

Cabos padrão: também são conhecidos como cabos HDMI Categoria 1. Eles funcionam a velocidades de pixel de 75 Mhz, suportando largura de banda de cerca de 2,23 Gbps. Isso é bom para transportar um sinal 1080i não compactado.

Cabos de alta velocidade: também são conhecidos como cabos HDMI de categoria 2. Eles funcionam a velocidades de pixel de 340 MHz, suportando largura de banda de cerca de 10,2 Gbps. Eles podem lidar com as resoluções 1440p e WQXGA mais recentes. O preço do cabo HDMI é muito acessível levando em consideração a qualidade de imagem que ele pode te trazer.

Vantagens do cabo HDMI

Alta qualidade: O cabo HDMI grande permite uma transmissão sem perdas e melhor qualidade de vídeo em cenas de baixo brilho e resoluções mais altas. Portanto, a qualidade do vídeo é muito melhor do que a de seus equivalentes analógicos, pois também não há conversão envolvida. Detalhes de alto contraste, como texto, etc., são exibidos de forma mais nítida.

Inteligência: As comunicações bidirecionais entre fontes de vídeo são habilitadas pela Interface do cabo HDMI grande, que permite a configuração automática (entre 480p ou 720p, 16: 9 ou 4: 3 por exemplo). Assim, a intervenção externa para identificar as melhores resoluções e formatos de áudio é minimizada. 

Autenticação e criptografia: o padrão de cabo HDMI grande suporta autenticação para garantir que os dispositivos sejam autorizados a receber o conteúdo enviado pelas fontes habilitadas para HDMI. Eles também permitem a autenticação para garantir que as pessoas não possam acessar os cabos para copiar ou piratear o conteúdo enviado por eles.

Integridade do sinal: O cabo de HDMI  para tv permite que os sinais digitais sejam armazenados, transmitidos e visualizados sem alterações do original (ao contrário de outras mídias que requerem conversão analógica para digital) e, portanto, a degradação do sinal não é proeminente. Portanto, é melhor transmitir conteúdo HD.

Cabo único: Esta é realmente uma solução de cabo único, pois há apenas um único cabo que transporta informações de áudio, vídeo e controle. Portanto, a complexidade de implementação de um sistema de controle de áudio e vídeo é menor. Ao comprar cabo HDMI, você vai notar a diferença e a qualidade de imagem que ele traz.

Suporta vários formatos de áudio e vídeo: Vários formatos de áudio e vídeo como estéreo padrão, som surround multicanal, 720p, 1080i, 1080p, NTSC, PAL etc. 

Desvantagens do cabo HDMI

Limitações de distância: A distância máxima para o cabo HDMI grande Cat1 é de até 35 metros (aprox.) Para capacidade total e a distância máxima para cabos HDMI Cat2 é de até 10 metros (aprox.) Para capacidade total. Além desse limite, eles precisam de extensores. 

Atrasos de comutação: Às vezes, telas em branco podem ser causadas por atrasos de autenticação ao comprar cabo HDMI. Também pode haver erros de flash de tela.

Custos: os cabos HDMI são mais caros (por metro) do que seus equivalentes analógicos.

Vários locais: Eles são difíceis de executar em vários aplicativos abrangendo vários locais. Existem mais complexidades em tais situações do que apenas as limitações de distância.