Como funciona os monitores e o Que Considerar ao Escolher o Monitor Ideal para Você

Como funciona os monitores e o Que Considerar ao Escolher o Monitor Ideal para Você

Os monitores desempenham um papel crucial na experiência de usar um computador, desde trabalhar até jogar. Com avanços tecnológicos constantes, é difícil saber o que fazer para escolher um bom monitor, entender como esses dispositivos funcionam é essencial para fazer a escolha certa, se você quer jogar com grande desempenho ou ter um bom monitor para fazer seus trabalhos com maior precisão, nesse artigo você vai encontrar informações importantes para comprar o melhor monitor. 

Resolução e Tamanho: 

A resolução do monitor determina a clareza das imagens exibidas. Os monitores funcionam com vários quadradinhos chamados de pixels, esses pixels são diversos quadrados coloridos que formam uma imagem, então nessa lógica quanto mais quadrados, melhor é a imagem. Monitores com maior resolução, como os em 4K, oferecem detalhes impressionantes, enquanto o tamanho impacta na imersão visual. 

Na hora de escolher a resolução de um monitor, escolha um que tenha no mínimo 1920 x 1080 que garante uma imagem em full HD, uma imagem boa e que tem a garantia de uma grande imersão. 

Taxa de Atualização e Tempo de Resposta: 

Para gamers, a taxa de atualização é crucial. As taxas de atualização são chamadas de Hertz, o monitor tem diversas imagens sendo mostrada muito rápido em sequencia, juntando em torno de 24 imagens, você cria um segundo de animação, Monitores com taxas mais altas proporcionam movimentos mais suaves, animações melhores e mais fluidas trazendo mais desempenho no seu jogo. Já o tempo de resposta é vital para evitar o efeito ghosting (efeito que mostra um rastro da animação anterior) em cenas rápidas. 

Tecnologia de Painel: 

Existem diferentes tipos de painéis, como IPS, TN e VA, cada um com suas vantagens. Monitores IPS oferecem cores vibrantes e amplos ângulos de visão, enquanto os TN são conhecidos por sua alta taxa de atualização, já as telas VA oferecem o melhor contraste em um painel LCD, caso queira entender mais sobre esse assunto, temos esse artigo que explica sobre. 

Iluminação Ambiente e Ergonomia: 

Alguns monitores oferecem iluminação ambiente ou recursos ergonômicos, como ajuste de altura e rotação. Esses elementos podem melhorar o conforto e a estética do seu espaço de trabalho, procure sempre um monitor que não te prejudique e que se adapte a seu conforto e te ajude a manter sua postura e que não acabe cansando sua visão.

Desing: 

Existem muitos tipos de designs de monitores, que fazem grande diferença dependendo de sua função, Como os monitores curvos, que oferecem melhor dinâmica na hora de jogar, fazendo a imagem cobrir sua visão periférica, garantindo uma facilidade e vantagem na hora de jogar algum jogo, principalmente FPS’s, enquanto os monitores planos garantem melhor precisão em certos trabalhos, como na criação de imagens, fazendo suas atividades mais precisas e garantindo performance e desempenho. 

Orçamento: 

Estabeleça um orçamento claro. Às vezes, investir um pouco mais pode resultar em uma durabilidade e desempenho superiores. 

Querendo ou não monitores são itens caros em um setup, trazendo sua indecisão em qual comprar à tona, o preço mínimo de monitores bons seria em torno de R$600,00, o preço de monitores de qualidade depende muito dos fatores que eu apresentei para você anteriormente, fazendo os preços aumentarem.  

Então agora que você conhece um pouco mais sobre esses assuntos, você vai ter uma noção melhor na hora de comprar monitores e escolher a melhor opção para você.

Lembre-se, a escolha certa não apenas otimiza sua produtividade, mas também aprimora sua experiência visual em todas as atividades.