Qual a importância do cooler no desempenho do PC

Qual a importância do cooler no desempenho do PC

O resfriamento do PC é um fator importante para se considerar ao construir um PC. OK

Isso é de conhecimento comum para muitos fabricantes de PCs, mas para que realmente é útil comprar um cooler na montagem e desempenho de um pc? É isso que vamos mostrar para vocês no decorrer desse artigo.

O básico é simples: cargas de trabalho exigentes (como jogos) resultam em hardware que gera calor. O superaquecimento de componentes pode resultar em problemas de desempenho. Uma configuração ideal mantém todos os seus componentes suficientemente frios e permite que você obtenha o melhor desempenho do seu sistema.

Como o calor pode afetar o desempenho

O calor é um subproduto inevitável da operação do hardware do computador, mas muito calor pode causar lentidão em seu sistema, comprar um cooler para melhorar seu desempenho é fundamental na montagem do seu pc.

Se a temperatura da CPU estiver muito alta, por exemplo, será acionado um mecanismo que reduz o desempenho para evitar danos ao processador. 

Como CPUs, têm refrigerador para pc muito robustos, que ajustam rapidamente como frequências operacionais para reduzir a energia quando a solução de resfriamento do sistema é insuficiente.

Esse mecanismo de segurança, às vezes chamado de escalonamento de frequência dinâmica, é útil porque protege o processador de dois danos. No entanto, essa proteção resulta em um padrão de desempenho quando ativo. A melhor opção é manter a CPU fria o suficiente para que o mecanismo não seja acionado, sempre os componentes do seu PC na hora de realizar a montagem e comprar um cooler para resfriamento.

Muitos laptops que usam uma função Intel® Core mais utilizam um recurso de chamada Ajuste Dinâmico . Este processo usa IA para prever cargas de trabalho e pode aumentar ou diminuir o desempenho da CPU conforme necessário para esses fluxos de trabalho. Isso tudo é feito de forma automática pela máquina, sem necessidade de ajuste manual pelo usuário.

Como os aguardam na temperatura correta?

Há muitas maneiras de manter a temperatura da CPU, desde óleo mineral até resfriamento passivo, mas de longe as soluções mais populares são os coolers de CPU. Esses coolers são compatíveis com uma série de recursos e opções para praticamente qualquer caso de uso, desktops e portáteis de sistemas.

Laptops usam geralmente sistemas sofisticados de refrigeração de ar exato para chassis menores e normalmente não são selecionados para serem selecionados ou substituídos, assim não é necessário comprar um refrigerador para esta escolha.

A pasta térmica aplicada corretamente também é uma parte importante de qualquer solução de resfriamento, pois atua como uma ponte entre uma CPU e a placa de resfriamento do cooler pc gamer da mesma.

Sua CPU está na faixa de temperatura ideal?

Não é apenas uma CPU que requer gerenciamento de temperatura. A GPU (unidade de processamento gráfico) é outro componente crítico em um PC para jogos e também precisa ser resfriada convertida. Portanto, é fundamental que você conheça todas as peças para depois de decidir, comprar um cooler de qualidade para seu pc.

As soluções de resfriamento da GPU são pré-instaladas e geralmente consistem em refrigeradores instalados em uma cobertura ao redor do processador gráfico. Existem também soluções de preparação, como blocos de resfriamento a líquido e resfriadores de ar personalizados disponíveis para construtores avançados que não se importam em desmontar uma placa gráfica para opções de resfriamento mais personalizadas.

A temperatura da GPU e da CPU devem ser priorizadas, pois esses são os principais centros de processamento de um PC para jogos. Elas não devem ser como únicas considerações, no entanto. O preço do cooler para pc não condiz com o tamanho do benefício que ele pode trazer para você e seu computador.

Outros Hardwares

Qualquer componente que usa eletricidade, ou seja, quase tudo em um PC, cria calor quando em uso, por isso é de suma importância comprar um cooler que atenda às suas expectativas. A maioria tem algum tipo de sistema de resfriamento já integrado. A RAM geralmente vem com dissipadores de calor de metal para dispersar o calor e como fontes de alimentação têm geralmente uma ventoinha projetada para essa grande também. 

Até as placas-mãe têm dissipadores de calor para os componentes que esquentam, e as opções modernas às vezes apresentam proteções térmicas para armazenamento M.2, um fim de evitar uma possível desaceleração causada por superaquecimento.

Mas realocar o calor de um componente é apenas metade da batalha. Se todos os componentes resistindo calor em uma área pequena, como o interior de um gabinete de PC, a temperatura ambiente pode subir rapidamente e um cooler para computador não pode faltar nesse momento. Se a caixa não for bem ventilada, o ar quente pode resultar no superaquecimento do sistema e o desempenho pode ser prejudicado.

Como podemos observar, comprar um cooler e verificar se em geral dentro do gabinete de um pc, é de importância total para o desempenho ser o esperado, se estar para montar um pc do zero, utilize nossas dicas que você vai seguro e com um pc atendendo a todas as suas expectativas.